CUIDADO COM SEUS OLHOS NO TEMPO SECO

São Paulo entrou em estado de alerta em função do tempo seco, mas nem todo mundo se preocupa com a saúde dos olhos na correria da cidade grande e esse constante tempo seco que predomina nos dias atuais pode prejudicar a sua visão sem você perceber, por isso é preciso ficar atento a pequenos detalhes que podem fazer a diferença. O cirurgião-oftalmologista Dr. Renato Neves, que é pós-graduado em Harvard, explica que a época do ano em que estamos e principalmente a poluição influencia no aparecimento do olho seco. "Poluição e tempo seco fazem com que a parte lipídica da lágrima seja produzida em baixa qualidade, daí a parte aquosa evapora com facilidade". Segundo o especialista, a primeira sensação do olho seco vem logo ao acordar e se não tratado o problema pode se tornar grave.

Muitas pessoas já percebem quando acordam que o olho está seco e em consequência pode acarretar em uma coceira, vermelhidão e visão embaçada. Se esse problema não for tratado pode se tornar crônico. Dr. Renato Neves dá algumas dicas para quem sente essa secura nos olhos e uma delas, segundo ele, é comprar um colírio que imite a lágrima já que a pessoa nem precisa de receita para comprar. O óculo de sol também pode ajudar, pois ele faz uma barreira contra a poluição e os raios solares que são mais incidentes nessas condições climáticas.

Dr. Renato foi um dos primeiros cirurgiões a realizar no Brasil a cirurgia de catarata com facoemulsificação em 1993. Formado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, concluiu também nessa instituição a sua residência, mestrado e doutorado, se especializando com um pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School - Massachusetts Eye and Ear Infirmary e no MIT - Massachusetts Institute of Technology. É sócio fundador do Instituto da Visão da UNIFESP e da Sociedade Brasileira de Cirurgia a LASER e membro da American Academy of Ophthalmology, onde recebeu, em 2005, o Achievement Award. É também membro da International Society of Refractive Surgery e European Society of Cataract and Refractive Surgery. Autor do livro "Perguntas e Respostas Sobre Cirurgia a Laser - Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia", em que esclarece as principais dúvidas que as pessoas têm sobre a cirurgia a laser. É diretor da Aging Eye Institute e fundador e presidente da Fundação Eye Care desde 2001, e Diretor da nova clínica dando assistência oftalmológica gratuita a mais de 50 mil brasileiros carentes nos últimos anos.

Fonte: Age Imagem
Av. 9 de Julho, 40 - 11º Andar - Centro
CEP 01312-900 - São Paulo, SP
Fone (11) 3259.9162
E-mail: contato@abcioptica.com.br
Copyright © Todos os direitos reservados para ABCI - Associação Brasileira de Óptica